builderall

Como Escovar os Dentes

SAÚDE BUCAL

Qual a melhor técnica de escovação?

Existem várias formas de escovar os dentes e muitas técnicas preconizadas por diferentes autores para o controle da placa bacteriana. Acreditamos que a capacidade motora de cada paciente deva ser respeitada e, a partir daí, adaptar a técnica de escovação que seja mais adequada às suas condições, pois não seria justo nem proveitoso exigir movimentos que o paciente não possa executar por falta de destreza manual. Logo, quando for ao seu dentista, mostre a ele como você costuma escovar seus dentes, que ele o orientará da forma mais adequada de fazê-la.

Técnicas de Escovação:

Técnica de Fones → para crianças

Indicação: crianças.
  
Característica Principal: facilidade de execução.
 
Como Executar: realizar movimentos circulares com as pontas das cerdas da escova sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente. Conhecida como técnica da bolinha.

Técnica de Bass Modificada → para adultos sem retração gengival

Indicação: pacientes sem retração gengival.
 
Característica Principal: remoção mais efetiva da placa, principalmente a nível gengival. É a técnica recomendada para a maioria dos pacientes.
 
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente..

Técnica de Stillman Modificada  → para adultos com retração gengival

Indicação: pacientes com retração gengival.

Característica Principal: evita a recessão gengival com mais efetividade contra a placa.

Como Executar: posicione a escova em um ângulo menor que 45 graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival, pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.

Dicas:

- Não tenha pressa em escovar os dentes;

- Observe se a escova está alcançando todas as superfícies dos dentes (de tamanho adequado);

- Utilize uma escova de cabeça pequena e cerdas macias ou extra macias;

- Troque sua escova sempre que for necessário (em média três meses);

- Não use força nos movimentos de escovação. A limpeza ocorre pela ação repetitiva dos movimentos e não pela força;

- Lembre-se que a escovação não acaba nos dentes, limpe muito bem a língua, e use o fio dental / fita dental entre os dentes.

- VÁ AO DENTISTA REGULARMENTE!
 

Escovação para pacientes que usam aparelhos:

Quem usa aparelho sabe muito bem as duas alegrias que eles podem trazer: a primeira alegria é quando colocamos, afinal, ficamos hiper motivados com o provável resultado, e a outra alegria é a hora de tirar, pois, além do aparelho incomodar bastante (sendo ele fixo ou móvel), seja para se alimentar ou fazer a higiene bucal, não existe escova de dentes e paciência que aguentem mais que algumas semanas.

Para essas pessoas usuárias de aparelho fixo ou móvel, os cuidados devem ser maiores visto que o aparelho ajuda a reter alimentos sobre a superfície dos dentes. É bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso.


Muitos são os dispositivos que auxiliam e tornam a tarefa de limpar os dentes mais agradável.